Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Fusão PT/Oi em risco com empréstimos ao GES

A crise no Grupo Espírito Santo (GES) pode colocar em risco a fusão PT/Oi. De acordo com a edição desta terça-feira do Expresso Diário, os mercados receiam que a recente parceria seja reavaliada devido aos empréstimos ao GES.

Fusão PT/Oi em risco com empréstimos ao GES
Notícias ao Minuto

19:02 - 01/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Empresas

Os empréstimos ao Grupo Espírito Santo (GES) podem abalar a fusão PT/Oi. De acordo com o Expresso Diário, que falou com vários analistas ao longo do dia, desde que se soube que a Portugal Telecom (PT) comprou 900 milhões em papel comercial – títulos da dívida a curto prazo – da RioForte, empresa do GES, que as dúvidas quanto a uma possível reavaliação da parceria começaram a surgir.

Ao que a publicação avança, os títulos devem ser reembolsados a 15 e 17 de julho, porém, existe a possibilidade (e preocupação) de o GES não conseguir paga-los, e é aqui que a PT 'leva por tabela', uma vez que passa a ser a ‘responsável’.

A bolsa desta terça-feira espelhou já todas as dúvidas perante a saúde da fusão: a PT agravou a queda em 4,7% e a Oi está a desvalorizar.

A possibilidade da PT sofrer represálias com esta situação é vista de forma unânime pelos analistas, uma vez que a empresa pode criar “um risco de crédito potencial” e pode ter a sua tesouraria questionada, já que “investiu 40% da sua posição financeira num produto arriscado”, defende Javier Borrachero, analista da Kepler.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório